Minha meta geral

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência, ou morte!!!!!

Quais mudanças a Independência do Brasil trouxe de imediato para o país?

A elite proprietária de terras garantiu liberdade econômica, mas no plano social nada mudou
Renata Costa
A proclamação da Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. "Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública. Tanto é que dois anos depois, o Brasil já tinha sua primeira constituição", explica Carla Ferretti, professora de História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Até hoje há controvérsias entre os estudiosos a respeito da data da Independência e mesmo do papel ativo de D. Pedro I para que ela se efetivasse. “Houve uma pressão muito grande para que isso acontecesse", diz a professora. Isso porque os proprietários rurais e de escravos temiam perder a liberdade econômica que ganharam com a vinda da família Real em 1808 e a abertura dos portos. Quando D. João VI voltou para Portugal em 1820, o clima político indicava que o Brasil sofreria um cerceamento de liberdade novamente.

Esse movimento por liberdade econômica e política não acontecia apenas aqui no país, mas estava propagado por toda a América. “Era um reflexo da independência das colônias americanas”, diz a professora.

A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. “Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país”, afirma a historiadora

Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/quais-mudancas-independencia-brasil-trouxe-imediato-pais-496325.shtml

>>>É para pensarmos um pouco sobre nossa história, a história de nossa pátria mãe gentil, que coloco a matéria acima.

???????Somos mesmo um país independente????????

Quem são os verdadeiros donos de nossa riqueza natural, como Amazônia, as minas, e o que dizer das multinacionais que cada vez mais se instalam em nosso país, para usufruir de nossa mão de obra barata, de nossos bens (recursos naturais?).

Bom, mudando de assunto e deixando isso para se refletir, meu dia foi corrido, fui duas vezes ao hospital visitar meu pai, e na hora do almoço meu marido resolveu "queimar uma carninha..."

Sabem já no que deu né...

Enfiei o pé na jaca!!!!

Comi um arroz com brócolis e tomate que minha mãe fez, vinagrete, carne, linguiça de pernil (só três rodelinhas) e um pão de alho, mas a desgraça pior (depois de tanto comer) foi a coca-cola...
Mas é a lei da compensação né... Amanhã, zíper na boca!!!!

Fiz o chá de hibisco, ele é bem azedo, não vou conseguir tomar puro, como tomo o chá branco.

Amanhã vou no mercado comprar adoçante, para ficar legal.

Hoje até esqueci de tomar minha farinha de maracujá!

Mas amanhã, entro nos trilhos de novo, senão entrar, o trem pega!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkk

bjs a todas e uma ótima semana!!!!!!

5 comentários:

  1. Adorei como falou sobre nossa "independência", ótimo post; Sobre podermos fazer diferente essa semana, tbém está certíssima e eu tenho q mudar urgentemente meus hábitos, rs. Bjo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Fazer valer a pena!!...Né não amiga??!!

    Como está sendo o dia hj??

    Ótima semana.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. oie
    pois é, tenho a falsa impressao de que realmente somos independentes....sera????tssssss
    e seu pai, melhorou?
    hummmm....vou experimentar esse cha de hibiscus...tem no mercadao?la no massaro?
    onde vc comprou?
    bjao
    boa qui

    ResponderExcluir
  4. Deixei um presentinho pra vc no meu blog, passa lá pra pegar

    beijos

    ResponderExcluir
  5. resgistrando minha passagem ....

    belo blog,

    beijo,

    Alê

    ResponderExcluir

Muito obrigada por me visitar!!!!!
Mas não saia sem comentar!!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget