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terça-feira, 28 de outubro de 2008

TPM, dicas legais

Se o 'seu tempo' muda...... Mude a alimentação.


As alterações hormonais trazidas pelo ciclo menstrual modificam também a absorção de nutrientes, acarretando algumas necessidades e vontades que devem ser atendidas. Flávia Abdallah, médica esportiva do Hospital das Clínicas e nutricionista da academia Bio Ritmo, sugere um consumo extra de alguns alimentos que podem ajudar a combater os efeitos dos hormônios. Ela alerta, porém, que é preciso ter paciência e esperar pelo menos três meses antes de perceber os benefícios da mudança -sem esquecer que a reação depende de variáveis individuais. Se a pessoa fuma, por exemplo, a resposta pode ser mais lenta

Vitamina B6 Chamada "vitamina do bom humor", ajuda a combater a falta de disposição. Está presente em cereais integrais (arroz integral, farelo de aveia e granola), castanha-do-pará, nozes, batata, banana, melão, abacate, abacaxi e carnes

Ômega 3 Ácidos graxos essenciais que regulam a irritabilidade e ajudam a diminuir a produção de prostaglandina, hormônio responsável pela cólica. Castanhas e peixes como atum e salmão são as melhores fontes

Magnésio Controla os níveis de aldosterona, hormônio que provoca a retenção de sódio e inchaço. Alimentos indicados: castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, lentilhas, feijão, grão-de-bico, soja (incluindo tofu e missoshiro, queijo e caldo japoneses), além de folhas verde-escuras, como espinafre, agrião, rúcula e couve. O consumo extra deve ocorrer dez dias antes da menstruação, com pelo menos cinco porções por dia

Cálcio Presente no leite e seus derivados, é outro componente que atua contra a retenção de líquidos

Chocolate & carboidratos O desejo de comer doce é maior na menstruação e se explica pela deficiência de ferro, eliminado na perda do sangue. Aumenta também a necessidade de carboidratos, que lidam com a serotonina e provocam sensação de bem-estar e saciedade (LK)Trate-se
POR LAURA KNAPP
Movimentos de yôga podem ajudar a amenizar a TPM, atuando como relaxantes em dias de fúria ou estimulantes quando o problema é a sensação de moleza. Para os dois casos, a professora Maria Renée Janikian, da Fórmula Academia, sugere a sequência de 12 posturas da saudação ao sol (surya namaskar). O resultado varia conforme o jeito de respirar e o tempo usado no movimentoPara estimular execute cada postura na sequência, sem tempo de permanência em nenhuma delas; a ênfase é colocada na inspiraçãoPara RELAXAR vale a mesma sequência, mas com pequena permanência em cada postura (alguns segundos), respirando naturalmente algumas vezes.

2 comentários:

  1. oi aline! obrigado pelo comentário no meu blog! posso responder ele aqui? :P
    entao eu até como umas coisas mas é quse nada que eu gosto.. dessas coisas mais coloridas (frutas verduras e leguems) o que eu gosto é:
    - alface
    - tomate
    - maçã
    - banana
    e só
    aehuaehuheau

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  2. Nossa Aline! Pena que só vi esse post seu hoje, que minha TPM já passou. Mês que vem vou seguir essas dicas e contar se deu certo! Beijos!!!

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